O São João de São Luís do Maranhão começa oficialmente no dia 30 de maio, com o tradicional cortejo dos grupos de Bumba Meu Boi pelas ruas do centro histórico. Mas a capital maranhense já começa a esquentar as matracas e pandeirões a partir deste fim de semana, com a prévia junina Maranhão de Reencontros.
Nos próximos quatro domingos de maio, 20 apresentações das manifestações culturais que são a identidade da festa junina maranhense vão ser realizadas na Concha Acústica Reynaldo Faray, na Lagoa da Jansen, sempre a partir das 17h30. São grupos de Bumba Meu Boi, Tambor de Crioula, Cacuriá e Dança Portuguesa que se apresentam gratuitamente no espaço cultural.
Neste próximo domingo, a abertura do Maranhão de Reencontros será com o Tambor de Crioula Arte Nossa, o Boi Pirilampo, o Boi de Nina Rodrigues, Boi da Maioba e a Companhia Barrica, com seu tradicional passeio pelos ritmos folclóricos maranhenses.
Até o fim do período junino oficial, serão cerca de 60 dias com celebrações aos quatro santos juninos reverenciados pelos maranhenses: além de Santo Antônio, São João e São Pedro, tem também celebração para São Marçal, considerado protetor dos brincantes do Bumba Boi no estado.
Um dos eventos que integram o período junino no estado é o Bumba Meu São João, que ocorrerá entre 12 e 18 de junho, em São Luís. Além da tradicional apresentação das dezenas de grupos folclóricos, a programação abre espaço para outros ritmos da música brasileira, com a presença de artistas como Chitãozinho e Xororó, Wesley Safadão e Nattan.
Outro destaque da programação é a sétima edição do São João da Thay, marcado para os dias 6 e 7 de junho. O evento, que reúne artistas nacionais, influenciadores e atrações culturais, integra o calendário oficial dos festejos juninos e, pela primeira vez, será inteiramente gratuito.
Segundo o governo do estado do Maranhão, durante o mês de maio deverá ser divulgado o restante da programação.