Meninas amantes de ciência e tecnologia estudantes do ensino médio de escolas públicas estão com uma oportunidade única para alavancar seus conhecimentos.
É a edição de 2023 do HackGirls-Fiocruz – maratona científica e tecnológica – que vai de terça a quinta-feira. O evento é direcionado para moradoras de comunidades do Rio e de outras cidades onde a Fundação Oswaldo Cruz possui sede. Uma das coordenadoras do HackGirls e pesquisadora da Fiocruz, Klena Sarges, avalia a importância de iniciativas direcionadas especialmente para mulheres.
Serão três dias de imersão com muito aprendizado, interação e premiações para as equipes que tiverem os melhores projetos apresentados no final da maratona. As selecionadas terão oportunidade de protagonizar a elaboração de soluções em saúde para seus próprios desafios e aprendem a desenvolver softwares em nível básico. A participante do ano passado, Kassiane Evangelista, fala de como o evento a ajudou nas decisões sobre seu futuro profissional.
No primeiro dia, as meninas assistem a palestras sobre Ciência e sua aplicação para a saúde ministradas por mulheres cientistas e também a uma apresentação, pela equipe vencedora do HackGirls 2022, do aplicativo EPFO – Empoderamento Feminino, desenvolvido com suporte de pesquisadoras da Fiocruz. O aplicativo é gratuito e oferece apoio a mulheres que sofrem violência doméstica, abuso físico e/ou psicológico.