sábado, fevereiro 22, 2025
spot_img
InícioEditoriasMoradores do Rio estão entre os brasileiros que mais consomem cultura

Moradores do Rio estão entre os brasileiros que mais consomem cultura


Moradores do Rio de Janeiro estão entre os brasileiros que mais frequentam cinema, museus e teatros em todo o país. Isso é o que revela a edição mais recente da pesquisa “Cultura nas Capitais”.  

O estudo aponta que o percentual de cariocas que acessam atividades culturais é igual ou maior à média registrada nas 26 capitais e no Distrito Federal em 12 das 14 atividades pesquisadas.  

A principal atividade praticada pelos entrevistados no Rio é a leitura, com 67% das respostas. Já o ritmo musical preferido na capital fluminense é MPB, com 39% das citações. 

Apenas em apresentações de dança e saraus os resultados ficaram abaixo da média nacional, e, ainda assim, dentro da margem de erro.  

O pesquisador responsável pelo estudo, João Leiva, elenca os possíveis motivos para esse resultado. 

“O fato de o Rio de Janeiro ter uma população com bom nível de escolaridade… a gente sabe que a escolaridade é importante para estimular o acesso à cultura. A cidade conta com uma rede de equipamentos culturais bastante relevante. A Copa do Mundo e as Olimpíadas, principalmente, acabaram impulsionando a renovação e a criação de alguns equipamentos culturais que têm uma grande importância na vida cultural da cidade, o que acaba puxando o acesso para cima. Isso faz com que, por exemplo, os museus tenham um grande acesso, e os teatros, várias das atividades do Rio, acabem aparecendo com ótimos resultados”.

A pesquisa ainda mostra que os moradores das capitais do Sul e do Sudeste têm mais acesso às atividades culturais, enquanto nas capitais do Centro-oeste, Norte e Nordeste, o acesso é menor.  

João Leiva detalha que, na comparação deste estudo com a pesquisa de 2017, que analisou com 12 capitais, houve queda no acesso à cultura em todas as atividades  

O pesquisador lembra que a escolaridade é o fator mais importante para estimular o acesso à cultura, mesmo no caso de atividades consideradas populares, como festas e circo. 

A pesquisa foi realizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte e ouviu mais de 19 mil pessoas moradoras de todas as capitais e do Distrito Federal, entre fevereiro e abril de 2024, sobre suas práticas culturais ao longo dos 12 meses anteriores.    

 




Via Agência Brasil

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments