O ministro do STF, Alexandre de Moraes, avalia que a Inteligência Artificial estabeleceu um novo desafio no combate à desinformação, com a utilização do sistema para manipulação política. A afirmação foi feita nesta segunda-feira, durante evento, no Rio de Janeiro. A iniciativa é promovida pela Fundação Getúlio Vargas e conta com participação da EBC e apoio da União Europeia no Brasil. Autoridades e especialistas das áreas da Comunicação, Direito e Tecnologia também marcaram presença.

Alexandre de Moraes pondera que o primeiro ponto a se avançar é o da regulamentação das redes sociais e dos algoritmos, que direcionam conteúdos para os usuários. E o segundo diz respeito à legislação, com a criação de leis para combater o problema. Ele defende a cassação de políticos envolvidos.

Quem também compareceu ao encontro foi o presidente da EBC, Jean Lima. Ele destacou que a empresa passa por um processo de transformação e lembrou casos de censura e assédio registrados nos últimos anos. Também destacou as ações desenvolvidas nesse governo, como a expansão de parcerias com universidades e outras emissoras.

Jean Lima avalia que a ascensão das redes sociais pulverizou o papel que antes era restrito aos jornalistas.

Outros assuntos abordados durante o encontro foram o desenvolvimento de um livro próprio para regulamentar o direito digital. O papel das empresas de comunicação na revalorização do jornalismo e a importância de desenvolver iniciativas em educação midiática.
O evento “Inteligência Artificial, desinformação e democracia” vai até esta terça-feira. O objetivo é debater os riscos e as potencialidades das novas tecnologias para a democracia, desafios regulatórios, potencial inovador e questões éticas.



Via Fonte