Home Editorias Agricultura Na ExpoLondrina, mais quatro municípios do Norte do Paraná formalizam adesão ao...

Na ExpoLondrina, mais quatro municípios do Norte do Paraná formalizam adesão ao Susaf


Mais quatro municípios da região Norte do Estado aderiram ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). Os certificados de adesão foram entregues nesta quinta-feira (11) aos prefeitos de Bela Vista do Paraíso, Fabricio Pastore; de Ibiporã, José Maria Ferreira; de Jaguapitã, Gerson Luiz Marcato; e de Sertanópolis, Ana Ruth, na ExpoLondrina, durante o 3º Seminário de Produção Sustentável do Leite. Com as novas adesões, o Sistema conta com 134 municípios.

O Susaf/PR acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar suas pequenas agroindústrias que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar o seu potencial de venda para todo o Estado.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que os produtos de origem animal podem ter três tipos de selo de inspeção: o municipal, o estadual e o federal, que determinam a abrangência do território de comercialização.

As pequenas agroindústrias que têm apenas o selo de inspeção municipal só podem vender na própria cidade. “Mas, às vezes, o produto é muito bom, segue boas práticas. Nós estamos em uma estratégia para mudar isso, fazendo uma auditoria no serviço municipal. Se tem boa estrutura, capacidade técnica, bons métodos de trabalho, o Estado reconhece a equivalência ao seu serviço. A ideia é retirar as barreiras”, disse.

Para o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, os certificados abrem novas oportunidades para os produtores paranaenses. “Jaguapitã, por exemplo, tem um queijo premiado mundialmente, e não podia vender aqui em Londrina. As agroindústrias que aproveitarem o momento vão ampliar sua renda”.

EXPECTATIVA – Representantes de agroindústrias dos municípios certificados acompanharam o evento e demonstraram grande expectativa com a adesão ao Sistema. O piscicultor Carlos Rogério Bodas, de Bela Vista do Paraíso, há anos vem estruturando a produção para aderir ao programa.

“Nós aumentamos a produção, saímos de 10 toneladas para 50, depois para 100, e agora em 2024 estamos pensando em torno de 350 toneladas de peixe vivo. Com esse crescimento, buscamos novos conhecimentos, parceiros, estruturamos a agroindústria”, diz.

Bodas observa que a população está cada vez mais interessada no consumo de peixe. “De 2023 para 2024, tivemos um crescimento em torno de 20% na quaresma”, conta.

Produtor de queijos há aproximadamente oito anos, Silvano Gondim, de Jaguapitã, espera melhorar ainda mais a qualidade do produto. “A gente sente muita alegria em participar desse evento. Será melhor ainda com esse selo de qualidade, que vai contribuir com mais renda para o município e para a gente. Vamos trabalhar cada vez melhor e investir mais na melhoria da qualidade, desde as pessoas até o trabalho artesanal”.

SUSAF – Criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, o Susaf/PR é destinado especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. A exigência é que elas estejam registradas no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

No site da Adapar é possível conferir a lista com todos os municípios cadastrados. Por meio dos links, a pessoa interessada será encaminhada aos sites dos municípios, onde estão informações dos estabelecimentos e dos produtos indicados ao Susaf/PR.

Os municípios interessados em aderir ao Susaf/PR podem obter maiores informações em qualquer um dos Escritórios Regionais ou locais da Adapar, ou ainda na página www.adapar.pr.gov.br.



Via Fonte

Sair da versão mobile