Home Editorias Agricultura No Dia do Agricultor, Governo recomenda práticas mais naturais de produção

No Dia do Agricultor, Governo recomenda práticas mais naturais de produção


Priorizar, na medida do possível, produtos e técnicas de manejo cada vez mais naturais. Esse foi o apelo que o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara, fez durante a celebração do Dia do Agricultor, nesta sexta-feira (28). Ele comemorou a data em reunião com agricultores de Roncador, na região Central do Paraná.

“Se esforcem para conhecer o que está chegando no campo, temos de nos voltar mais ao natural”, afirmou. “Isso tem de ser feito a favor de nosso negócio, ou fazemos ou não vamos muito longe se ficar muito no químico, em adubos, pesticidas e agrotóxicos”.

Entre as técnicas ele aconselhou o uso de bioinsumos, práticas que fixem carbono, busca da qualidade no plantio direto, cobertura eficiente do solo e ações efetivas de combate à erosão e à compactação da terra.

“São coisas boas para se falar no Dia do Agricultor”, disse Ortigara. “Estamos evoluindo bem em nossa agropecuária, somos grandes e continuamos a crescer para nos fixarmos mais como produtores de fibras e proteínas para o mundo”.

O secretário também visitou propriedades rurais de Roncador. A atividade festiva teve a presença dos prefeitos de Roncador, Vivaldo Lessa; de Nova Cantu, Airton Agnolin; de Iretama, Same Saab; de Mato Rico, Edelir Ribeiro; e de Pitanga, Maicol Geison Callegari Barbosa; do chefe do Departamento de Florestas Plantadas da Seab, Breno Menezes de Campos; e dos chefes dos núcleos regionais da Seab em Campo Mourão, João Ricardo Rissardo, e de Pitanga, José Guilherme Camilo.

DIA – O Dia do Agricultor celebra a data de fundação do Ministério da Agricultura no Brasil. Ele foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitschek através do Decreto 48.630, de 27 de julho de 1960.



Via Fonte

Sair da versão mobile