[Atenção: este texto contém spoilers!]
Frank Castle aumentou a sua popularidade graças à aparição na série do “Demolidor”, da Netflix, e não é para menos que acabou ganhando a sua própria produção pouco tempo depois. Isso sem contar com a sua aparição mais recente nas grandes mídias, fato que deu ao personagem ainda mais destaque entre o público geral.
Justiceiro já é um personagem muito consolidado nos quadrinhos, que conta com um boa quantidade de fãs que estão a par das suas histórias, bem como nutrem um apreço pelo anti-herói. Como muitos também sabem, Frank se tornou muito famoso por causa da sua relação de antagonismo com Matt Murdock, o Demolidor.
Mesmo com ambos almejando o mesmo objetivo, de livrar a cidade dos criminosos e dos seus comandantes, os personagem adotam abordagens diferentes, visto que o Justiceiro utiliza de tortura e assassinato para cumprir com os seus objetivos enquanto o Demolidor preza pela justiça, possibilitando que os seus inimigos possam cumprir pena judicial e redimir-se.
Essa dualidade moral é incrível para ambos os personagens e traz uma imensa profundidade para as suas histórias.
Revelação sobre o passado de Frank Castle
Entender a relação de Castle com Murdock torna a revelação feita nas páginas de Justiceiro nº 9 muito interessante para a dinâmica de ambos. “The Hand” ou “Tentáculo”, como é conhecida a organização nas adaptações brasileiras, é um grupo de ninjas assassinos com ligação com um demônio antigo conhecido como “The Beast” ou “A Besta”.
Por anos, a organização foi rival direta do grupo liderado por “Stick”, o homem que treinou Matt para conseguir lutar mesmo com a cegueira. A edição nos revela que “The Hand” esteve sempre de olho em Castle, mesmo quando ele ainda era um menino e até o acompanhou durante a sua fase no exército.
Tudo isso sob o comando de um dos seus membros mais respeitados: a “High Priestess” também conhecida como “Alta Sacerdotisa”. Mas por que este interesse em uma criança? A edição nos explica que a organização quer tornar o Justiceiro na Besta, o que faria dele o seu principal assassino.
No momento em que Frank começa a formar uma família e ficar mais “pacifico”, é sugerido por um dos membros que a família deve ser assassinada pela ordem, o que tornará Castle em sua Besta, mas a Alta Sacerdotisa nega a proposta. Segundo ela, o personagem deveria tornar-se a Besta por conta própria, sem a influência da organização.
Ainda assim, quando a família de Castle é assassinada por consequência de um confronto entre gangues em um parque, os membros da ordem estão presentes observando o momento em que a Besta emerge.
Agora Frank está com a organização que utilizou a sua família como moeda de troca. A sua ligação com o demônio antigo permite que consigam ressuscitar pessoas. Resta saber como Castle lidará com a situação. Ele vai abraçar a posição na ordem e ter a sua família de volta ou irá abandoná-los para negar a sua origem?