sexta-feira, fevereiro 28, 2025
spot_img
InícioEditoriasO carimbó do Pará vai sacudir a Sapucaí pelas mãos da Grande...

O carimbó do Pará vai sacudir a Sapucaí pelas mãos da Grande Rio


MÚSICA

Os tambores do carimbó vão ecoar na Marquês de Sapucaí, durante os desfiles do Grupo Especial no próximo carnaval.

A Acadêmicos do Grande Rio vai levar à avenida uma grande homenagem ao Pará, estado do norte do país. A agremiação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, guiará o público pelas histórias de mitos populares da pororoca amazônica, termo de origem tupi-guarani para se referir ao encontro das águas de um rio com o mar.


Brasília (DF) 24/02/2025 - Detalhe do carro alegórico, escola Grande Rio.
Foto: Rafael Arantes/Divulgação
Brasília (DF) 24/02/2025 - Detalhe do carro alegórico, escola Grande Rio.
Foto: Rafael Arantes/Divulgação

Brasília (DF) 24/02/2025 – Detalhe do carro alegórico, escola Grande Rio. Foto: Rafael Arantes/Divulgação – Rafael Arantes/Divulgação

MÚSICA

O mergulho da Grande Rio nas águas da Amazônia vai revelar uma história fantástica, de entidades encantadas da floresta. Três princesas turcas, Mariana, Jarina e Herondina, fazem parte da encantaria amazônica, cultuadas por religiões afro-brasileiras e indígenas.

As princesas, em fuga da Turquia por conflitos internos, foram encontradas em uma pororoca do Rio Amazonas, no Pará. E, lá, se “ajuremaram”, ou seja, tornaram-se encantadas, míticas.

Esta é parte do enredo “Pororocas parawaras: as águas dos meus encantos nas contas dos curimbós”. Em destaque, vai estar o carimbó, dança tradicional folclórica do estado, que mistura tradições africanas com costumes dos povos originários e europeus. Ao som do curimbó, instrumento que embala a folia, o desfile vai tratar também sobre ancestralidade indígena.

MÚSICA

No enredo, o meio ambiente estará representado pela imagem da Cabocla Jurema, outra entidade venerada na umbanda e demais religiões de matriz africana, que personifica a floresta e a protege.

Essa viagem pela mitologia do Pará vai ser guiada pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora, dupla que vai disputar seu quinto Carnaval pela Grande Rio. Eles já eram os carnavalescos quando a escola conquistou seu primeiro título do Grupo Especial, em 2022, com o enredo “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”.

O samba enredo que vai carregar o desfile da agremiação tricolor foi preparado por compositores da Deixa Falar, escola de samba de Belém, no Pará. Um deles é Mestre Damasceno, cantor e compositor quilombola, criador do búfalo-bumbá, que recentemente teve sua obra reconhecida como patrimônio cultural paraense. 

MÚSICA


Rio de Janeiro (RJ), 24/02/2025 - Carnavalesco da escola de samba Grande Rio, Leonardo Bora. Foto: leonardo.bora/Instagram
Rio de Janeiro (RJ), 24/02/2025 - Carnavalesco da escola de samba Grande Rio, Leonardo Bora. Foto: leonardo.bora/Instagram

Carnavalesco Leonardo Bora, por leonardo.bora/Instagram

A Acadêmicos do Grande Rio é a terceira escola a desfilar no último dia de Carnaval, na terça-feira, 4 de março. Em 2024, ficou em terceiro lugar entre as grandes agremiações do Grupo Especial.

MÚSICA

*Com supervisão de Vitória Elizabeth




Via Agência Brasil

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments