Olha, eu não sei você, mas eu já não me surpreendo com mais nada neste Brasilzão onde a mi-mi-mídia jura que tem compromisso com a verdade, mas inventa uma sandice pior do que a outra a cada dia que passa. Enfim…
A bola da vez é dizer que tomar calote é uma coisa sensacional, mas não para quem dá o cano, e sim, para quem toma. Para que você entenda o “raciocínio”, vamos explicar o babado de três maneiras diferentes. Assim, todos, todas, “todes”, “todxs” e “tod@as” terão plena, absoluta, total e irrestrita certeza (com todas as redundâncias a que esse disparate tem direito) que essa ideia só não receberá o troféu “Estupidez do Ano” porque 2023 mal começou e, certamente, virão estupidezes ainda maiores. Sim, estupidez tem plural, para infelicidade geral da nação!
Hipótese idiota nº 1 – Para quem é CLT
Você trabalha um mês inteiro esperando receber o seu salário e pagar a conta que deixou pendurada no mercadinho do Seu Joaquim. Porém, o dono da empresa, diz que não vai lhe pagar porque percebeu que você precisa ser uma pessoa “mais humilde”. Além do que, o Seu Joaquim, que “nem sequer trabalha”, já está rico e não precisa de mais nada. Ele tem um teto sobre a cabeça, UMA televisão, comida nas prateleiras e bebida no corredor ao lado. O que mais esse homem quer? Seu chefe aconselha que você continue trabalhando para ele mesmo sabendo que nunca verá a cor do dinheiro, pois isso só vai lhe trazer benefícios. Bora!
Hipótese idiota nº 2 – Para quem é empreendedor
Você investe todas as suas economias em um negócio sem ter a menor ideia se dará certo ou perderá tudo. Paga o emaranhado de impostos para que o seu sócio que não faz nada — o governo — receba a parte dele, chova ou faça sol. Aí, aparece um amigão pedindo seus produtos fiado, para pagar a perder de vista porque ele é pobrinho, pobrinho. Coitado! Você entrega tudo o que ele pediu, mas na hora de receber, seu amigão diz que não vai pagar absolutamente nada, mas pede mais produtos para continuar investindo no negócio dele. Você, que é um amigão, atende o pedido e fica feliz ao receber o título de “trouxa número 1”.
Hipótese idiota nº 3 – Para o pagador de impostos
Você se mata de trabalhar o ano inteiro para o governo — sempre ele — meter a mão em cinco meses dos seus ganhos. Em troca do dinheirão arrancado à força do seu bolso, o governo promete que vai lhe dar um monte de coisas “grátis”. Com a sua grana, o governo dá tudo o que prometeu, mas para o vizinho, e também investe nos fofoqueiros da rua, para que digam que isso beneficia o seu bairro. Você fica feliz em poder ajudar seus vizinhos a terem o que você não tem, desliga o cérebro e sai repetindo que “o amor venceu”.
Enquanto você decide qual das hipóteses é a mais idiota de todas, deixa eu ir ali avisar a família que a cirurgia foi um sucesso, pois o paciente morreu, mas passa bem!