Quem tem gatos como bichos de estimação sabe que são animais muito mal interpretados. Diferente do que muitos dizem, eles não são indiferentes ou insensíveis. Gatos são extremamente leais e costumam ter uma ligação grande com quem escolhem para ser seu tutor.

Por serem animais que se reservam quando não estão bem, pode existir uma certa dificuldade em entender se o seu bichinho de estimação anda sentindo tristeza.

Por isso, hoje separamos algumas coisas que podem te ajudar a entender mais sobre os sentimentos do seu felino

Como gatos podem expressar sentimentos?

Gatos tristes podem dormir mais que o normal, sofrer alterações no apetite e sofrer perda excessiva de pelos. Observe se seu bichinho anda miando mais ou menos que o normal, ou até em tons diferentes, podendo soar agressivo ou melancólico.

Quando o hábito de urinar ou defecar fora de seu local habitual se torna constante, também pode ser um indicativo de que algo anda incomodando o animal.

Gatos são animais sistemáticos e apreciam a rotina, então, para que mudem o local de suas necessidades, é preciso se atentar ao motivo. Lembre-se também de sempre limpar bem as caixinhas de areia. Gatos detestam sujeira e isso pode estressá-los.

As causas de uma possível tristeza nos animais são variadas, então é preciso que o tutor esteja atento a rotina e ao que pode ter sido um gatilho para essa emoção. A adição de novos membros à família (humano ou animal) é algo que também pode interferir, causando mudanças de comportamento e humor.

A solidão também pode trazer muita tristeza ao seu bichinho. Evite deixá-los sozinhos por períodos longos, pois eles gostam de atenção, carinho e uma rotina contínua com seu tutor.

Até mesmo mudança nos móveis da casa podem causar uma sensação ao animal de que ele perdeu o controle do ambiente, então esteja atento ao convivo com o seu animal e encha-o de atenção e carinho!



Via R7.com