Início Saúde Obras do Ambulatório Médico de Especialidades de Jacarezinho chegam a 30% de...

Obras do Ambulatório Médico de Especialidades de Jacarezinho chegam a 30% de execução


Com a expectativa de transformar o atendimento em saúde para a região do Norte Pioneiro, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Jacarezinho, que teve um investimento total de aproximadamente R$ 23 milhões, chegou a 30% das obras concluídas.

A iniciativa tem como objetivo beneficiar mais de 280 mil habitantes de Jacarezinho e outras 21 cidades integrantes do Consórcio Intergestores de Saúde do Norte Pioneiro (Cisnorpi) na região.

O AME de Jacarezinho terá capacidade para realizar até 20 mil atendimentos por mês, contemplando consultas especializadas, exames laboratoriais e por imagem, além de atendimentos multiprofissionais.

“Essa é uma obra que marca o compromisso do Governo do Estado com a saúde do Interior. O AME de Jacarezinho vai garantir acesso mais rápido e de qualidade à população do Norte Pioneiro, promovendo uma saúde mais próxima e resolutiva para as pessoas que mais precisam”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Com 3,5 mil metros quadrados, a estrutura contará com 37 consultórios, 10 salas de exame e setores integrados para oferecer um atendimento abrangente. Entre os destaques estão o Centro de Especialidades Odontológicas e o Laboratório de Prótese Odontológica, localizados em bloco independente, além disso, áreas específicas para atendimento ambulatorial multiprofissional com consultórios especializados e setores para diagnóstico, apoio técnico e logístico, que incluem farmácia, infraestrutura predial e serviços administrativos.

Também haverá um espaço para ensino e pesquisa, com auditório e salas de apoio.

“Essa obra representa um marco histórico para Jacarezinho e toda a região. O AME será um ponto de apoio fundamental para o atendimento especializado, reduzindo filas e deslocamentos para outras cidades”, destacou o prefeito Marcelo Palhares.

Os municípios atendidos pelo CISNORPI são: Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Conselheiro Mairinck, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Japira, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Pinhalão, Quatiguá, Ribeirão Claro, Salto do Itararé, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, São José da Boa Vista, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.

AMBULATÓRIOS – Destinados ao atendimento multiprofissional especializado, além de serviços de apoio e diagnóstico dentro das Linhas de Cuidado e especialidades prioritárias no Sistema Único de Saúde (SUS) estadual, o Paraná contará com 13 Ambulatórios Médicos de Especialidades que estão em construção nos municípios de Almirante Tamandaré, Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Paranavaí, São José dos Pinhais, União da Vitória, Paranaguá, Goioerê e Pitanga. Além disso, em Ponta Grossa está sendo construído o primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Universitário do Brasil.

Essas unidades são gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, por meio do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais (QualiCis) criado pela Sesa para otimizar e potencializar recursos estaduais e municipais, fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde.



Via AEN PR

Sair da versão mobile