A cerimônia de entrega das obras no Colégio Estadual Civíco-Militar Professora Rosa Frederica Johnson, em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), ocorreu nesta sexta-feira (16). A unidade passou por uma transformação com a ampliação de espaços e modernização das estruturas.
Elas incluem adequações de acessibilidade, reparos na quadra poliesportiva – como novo piso, pintura e instalação de alambrado – reconstrução do muro de arrimo e do muro de alvenaria, instalação de nova rede de drenagem e construção de calçadas externas.
As obras, contratadas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), iniciaram em fevereiro de 2024 e contaram com um investimento de R$ 1,1 milhão. As melhorias vão impactar a rotina dos 276 estudantes da escola, que agora contam com espaços mais modernos, seguros e inclusivos.
De acordo com o diretor do colégio, Eduardo Rafael Pinto, as mudanças representam um avanço significativo em termos de infraestrutura. “A obra realizada na escola solucionou fragilidades estruturais, como o muro e a quadra, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para alunos, pais e toda a comunidade escolar”, destacou.
“A reforma trouxe um ambiente mais confortável e atrativo para os alunos, o que contribui para que se sintam mais motivados a frequentar a escola. Espaços adequados e bem cuidados são fundamentais para o engajamento e a permanência dos estudantes”, ressaltou.
EVENTO – Para celebrar a entrega oficial da nova estrutura, na manhã desta sexta-feira, a Fanfarra do Colégio Estadual Cívico Militar Maria Lopes de Paula preparou uma apresentação especial. Com cerca de 70 participantes, coordenados pelo professor aposentado Luiz Carlos Martins de Lima, que atua de forma voluntária, os alunos deram um verdadeiro show.
O secretário de Estado da Educação (Seed -PR), Roni Miranda destacou os esforços do Governo do Estado em prol de uma Educação cada vez mais forte.
“A entrega dessa obra é mais do que uma melhoria estrutural. É um investimento direto na qualidade da educação e no bem-estar dos nossos estudantes. Quando oferecemos ambientes modernos, acessíveis e seguros, fortalecemos o vínculo dos alunos com a escola e criamos condições mais adequadas para o aprendizado”, disse Miranda.
“O Colégio Professora Rosa Frederica Johnson agora conta com uma estrutura à altura do potencial dos seus 276 estudantes, e isso nos enche de orgulho. É esse tipo de transformação que queremos levar a todas as regiões do Paraná, valorizando cada comunidade escolar”, afirmou o secretário.
PRESENÇAS – Também participaram do evento a vice-prefeita de Almirante Tamandaré, Dete Pavoni; os vereadores Cláudinho Zoinho e professor Vanderley; o secretário municipal de Governo e Gestão, Gerson Colodel; a chefe do Núcleo Regional da Educação da Área Metropolitana Norte, Silvia Vieira Dias; o diretor técnico de Engenharia do Fundepar, Marcelo Marconde de Albuquerque; e o superintendente da Paraná Educação (Preduc), Carlos Roberto Tamura.