A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Invest Paraná e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Funespar), promove entre esta quinta-feira (19) e sábado (21) a Primeira Oficina do Programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) em três comunidades costeiras da região de Paranaguá, no Litoral: Piaçaguera, Eufrasina e Ilha do Teixeira.
O objetivo das oficinas é proporcionar capacitação tanto para alunos quanto para membros das comunidades locais sobre bioeconomia e desenvolvimento sustentável, além de fomentar o crescimento socioeconômico das regiões através, justamente, da valorização das cadeias produtivas locais e da implementação de práticas sustentáveis.
A equipe do projeto é composta por 17 pesquisadores dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção e Matemática, além do Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em Ambientes Litorâneos e Insulares da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), câmpus de Paranaguá. Os pesquisadores estão colaborando com a comunidade para enfrentar desafios relacionados à produção sustentável, comércio justo e respeito ao meio ambiente.
Durante as oficinas, serão abordadas quatro cadeias de valor principais: pesca artesanal, artesanato, turismo de base comunitária e agricultura familiar. O objetivo é validar as informações e dados previamente coletados, promover um diálogo enriquecedor entre a comunidade e a academia.
As atividades, que acontecerão das 13h30 às 17h30, incluirão discussões sobre as cadeias de valor, apresentações de soluções e dificuldades, e um concurso de manchetes do amanhã. Após as oficinas, os pesquisadores continuarão com a elaboração de um planejamento estratégico que orientará as próximas etapas do programa.
Um dos destaques do evento será a participação dos estudantes do ensino médio técnico em Bioeconomia. O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, destacou a importância da inclusão desses jovens no projeto.
“Estamos entusiasmados em ver nossos alunos do ensino médio técnico em Bioeconomia envolvidos neste projeto pioneiro. A oportunidade de trabalhar diretamente com as comunidades e aplicar seus conhecimentos é essencial para sua formação e para o desenvolvimento das vocações regionais sustentáveis,” afirmou ele. “Esses estudantes são o futuro da bioeconomia e sua participação ativa é um reflexo do nosso compromisso com a educação prática e a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável”.
Além das comunidades, pesquisadores e representantes da Invest Paraná, o evento conta com a presença de convidados especiais, como professores da UFPR Litoral, e profissionais das Secretarias de Educação, Saúde, Turismo, Mulher, Agricultura e Abastecimento.
Este esforço conjunto visa não apenas capacitar e empoderar as comunidades locais, mas também promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer as vocações regionais, demonstrando o compromisso do Governo do Paraná com um futuro econômico e ambiental mais promissor.