Os papagaios e as araras são pássaros incríveis, uns dos poucos animais no mundo capazes de replicar sons humanos, formando palavras. Imaginem como foi para a primeira pessoa que se deparou com um desses animais, deve ter sido assustador.
Os papagaios, assim como os seres humanos, aprendem o seu “dom de fala” por meio da audição e reprodução. Isso porque, para aprenderem a pronunciar as palavras, eles precisam ouvi-las primeiro, tal qual as crianças quando estão crescendo.
Contudo, ao contrário da espécie humana, os papagaios não desenvolvem a capacidade de atribuir significado às palavras, apenas as repetem. Apesar de eles não conseguirem atribuir esse significado, os papagaios as repetem com o intuito de se comunicarem com os outros indivíduos.
Depois de toda essa explicação, agora sabemos que os papagaios não possuem o QI desenvolvido como o dos humanos. E, por falar em QI, como está o seu? Também é conhecido como “intelligence quotient”, do latim, o QI é o nosso coeficiente de inteligência, como conhecemos em língua portuguesa.
Ele é determinado por meio da realização de testes que, por sua vez, quantificam qual seria a inteligência de determinada pessoa. Mas. ao contrário do que muitos pensam, ele não é um valor fixo e pode ser aprimorado, mudado.
Mas como posso aprimorar o meu QI?
A resposta é mais simples do que parece: estudos e aplicação. Leia livros, mesmo livros de ficção são ótimos para desenvolver o seu QI, pois o que você precisa é exercitar o seu cérebro. Nesse sentido, tal como qualquer outro músculo do seu corpo, o cérebro precisa de estímulos.
É lógico que estudar assuntos mais complexos, como política, sociologia e filosofia vão ajudar a desenvolver sua capacidade cerebral. Mas livros ou testes, mesmo que para lazer, podem lhe ajudar a desenvolver sua capacidade de observação, dedução e lógica de forma ainda mais eficaz!
Vamos tentar?
Façamos o seguinte teste, encontre o papagaio/arara. Simples não é? Nem tanto. Procure o pássaro que fugiu da gaiola e encontre-o em até 12 segundos. Com certeza, o seu celular possui um cronômetro, então coloque o timer para 12 segundos e comece a procurar.
Vamos lá?
Está preparado(a)?
Valendo!
Teste: encontre o papagaio fujão em até 12 segundos:
Então, conseguiu encontrar? Caso não tenha conseguido, não se chateie, pois o tempo é curto e o papagaio estava bem escondido. Se não conseguiu, faça outros testes parecidos com esse, sem dúvidas sua percepção irá melhorar.
Além disso, como dito anteriormente, procure por leituras divertidas que lhe interessem, assim conseguirá desenvolver aos poucos seu QI e poderá passar a testes e leituras mais complexos.
A seguir, apresentamos a resposta para aqueles que não conseguiram encontrar o papagaio.
Esperamos que tenham se divertido com o teste!