Home Editorias Saúde Paraná é destaque nacional em ações no enfrentamento à violência contra a...

Paraná é destaque nacional em ações no enfrentamento à violência contra a mulher


As experiências exitosas do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Estado da Saúde (Sesa), voltadas para a vigilância e atenção à saúde da mulher e enfrentamento à violência contra elas foram apresentadas nesta sexta-feira (31) durante uma videoconferência promovida pelo Ministério da Saúde (MS).

Dentre as oito experiências bem-sucedidas selecionadas pelo Ministério, duas delas foram apresentadas pela Sesa. A Promoção da Cultura de Paz na Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Paraná; e a Integração entre Atenção e Vigilância para Prevenção contra a Mulher na 13ª Regional de Saúde de Cianorte.

Uma outra experiência implantada pela Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, município da Região Centro-Sul, também estava representando o Paraná nessa conferência.

Com destaque nacional, essas ações estratégicas implantadas na área da saúde têm um olhar diferenciado, inclusivo e democrático, voltado à equidade das mulheres.

As demais experiências apresentadas foram do Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Espírito Santo, elaboradas pelas secretarias estaduais, municipais e Fiocruz/CE.

“Esse é um encontro necessário para a apresentação e trocas de experiências. O debate estimula a participação dos profissionais de saúde e incentiva a elaboração de experiências que deram certo em um local, podendo ser replicadas nos demais”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.  

O encontro virtual contou com a participação de gestores, profissionais da rede de atenção à saúde, profissionais das áreas técnicas, pesquisadores e alunos de várias regiões do país. Ao todo, mais de 200 pessoas acompanharam os debates sobre o tema.

EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA – A Promoção da Cultura de Paz na Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Paraná, por exemplo, elaborou várias normatizações e orientações na prevenção da violência contra as mulheres e na continuidade do atendimento às pessoas vítimas de violência. Além de capacitações e atividades de educação permanente.
É responsável, em âmbito estadual, pelo planejamento, coordenação, implantação e implementação de políticas públicas de saúde para a redução da morbimortalidade por violências e acidentes, através da descentralização das ações, por meio das 22 Regionais de Saúde e seus municípios de abrangência. Tendo como uma das principais estratégias a articulação intra e intersetorial para a promoção da cultura de paz

“O nosso objetivo principal é a atenção integral às pessoas que sofrem violência, com um olhar humanizado, priorizando a prevenção e promoção à saúde. Desta forma, poderá refletir em um melhor cenário de vida para muitas pessoas”, reforçou a assistente social e chefe da Divisão de Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais da Sesa, Carla Aguiar.

Outros assuntos também foram abordados durante o encontro, como os Impactos da Violência na Saúde da Mulher, Mulheres LGBT e Violência, a Importância da APS na Perspectiva do Cuidado nos Casos de Violência contra Mulheres e Meninas, Notificação como Instrumento de Cuidado às Mulheres em Situação de Violência.



Via Fonte

Sair da versão mobile