Início Educação Paraná leva programa Parceiro da Escola e plataforma Leia Paraná a evento...

Paraná leva programa Parceiro da Escola e plataforma Leia Paraná a evento internacional


O Governo do Paraná se destacou na 30ª edição da Bett Brasil — maior evento de inovação e tecnologia educacional da América Latina — ao apresentar, nesta terça e quarta-feira (29 e 30), políticas públicas que aliam gestão eficiente, modernização das escolas e uso estratégico da tecnologia. O evento segue até esta quinta (1º) em São Paulo (SP) com participação de mais de 28 países.

Um dos destaques da programação foi o painel Parcerias que transformam: como o Paraná está redefinindo a relação entre o Estado e a iniciativa privada na Educação, promovido no Espaço Educação Pública, com a participação do diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), João Luiz Giona Junior, e do procurador do Estado, Vinícius Klein. O debate foi mediado por César Cunha e teve como foco o programa Parceiro da Escola.

Outro momento relevante da participação paranaense foi o painel Bibliotecas digitais e Educação Pública: conheça o Leia Paraná, um caso de sucesso no fomento à leitura, realizado no mesmo espaço.

A apresentação reuniu a chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Seed-PR, Ane Carolina Chimanski; a coordenadora de Educação Digital, Lorena Pantaleão; e o gerente regional da Odilo, Frederico Faria. O painel abordou como a tecnologia pode ampliar o acesso à leitura e fortalecer políticas públicas por meio da biblioteca digital Leia Paraná, integrada ao currículo da rede estadual. Mais de 1 milhões de livros já foram lidos por estudantes com uso da plataforma.

“O objetivo da nossa fala é compartilhar a experiência do Paraná com um projeto de leitura voltado ao desenvolvimento da fluência leitora. Apresentamos como se deu a implementação do Leia Paraná, o contexto da rede no momento da decisão, os resultados já alcançados e o impacto direto na melhoria da aprendizagem dos estudantes”, destacou Ane Carolina Chimanski.

Durante a apresentação, também foi citado o projeto Booktube, uma iniciativa criativa desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação Social (NCS) da Seed-PR. A ação une literatura, trilhas sonoras e comunicação digital para promover o engajamento dos estudantes com os livros disponíveis na biblioteca digital. Por meio de vídeos curtos, trilhas temáticas e indicações lúdicas, o projeto contribui para despertar o interesse pela leitura entre os jovens de forma inovadora e acessível.

A presença ativa do Paraná na Bett solidifica o Estado como referência nacional em soluções educacionais inovadoras, inclusivas e sustentáveis. Com investimentos robustos em conectividade, inteligência artificial, modernização da infraestrutura escolar e programas internacionais como o Ganhando o Mundo – que leva alunos da rede para estudar em outros países – o governo tem priorizado ações estruturantes para elevar a qualidade do ensino público em todas as regiões.

“O Paraná foi convidado para apresentar o Parceiro da Escola justamente por ele ser um exemplo concreto de como a colaboração entre Estado e iniciativa privada pode resultar em benefícios reais para as comunidades escolares”, explicou o diretor-geral João Luiz Giona Junior.

“A Bett é um espaço estratégico, pois permite que nossas equipes conheçam as inovações mais recentes do mercado, mantenham-se atualizadas e estejam cada vez mais preparadas para transformar a realidade da educação pública”, completou.

PARCEIRO DA ESCOLA – Durante o painel, foram apresentados os resultados da fase piloto do programa e os próximos passos para sua expansão. Atualmente, o Parceiro da Escola está implantado em 82 colégios estaduais, distribuídos em 34 municípios. A proposta prevê que empresas especializadas assumam a gestão administrativa das unidades — incluindo infraestrutura, limpeza, segurança e serviços terceirizados — liberando os diretores escolares para focar integralmente no processo pedagógico e na aprendizagem dos estudantes.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o modelo tem se mostrado eficaz na melhoria da ambiência escolar e da gestão educacional. “Estamos modernizando a forma de gerir as unidades escolares, com foco total na aprendizagem. O piloto foi bem-sucedido e a ampliação para outras 80 escolas mostra que estamos avançando com responsabilidade, diálogo com a comunidade e critérios técnicos claros”, afirmou.

A aprovação popular do programa reforça sua relevância: levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que mais de 75% dos pais e responsáveis aprovam o novo modelo, com índices que chegam a 92% em algumas escolas. Os colégios Aníbal Khury Neto, em Curitiba, e Anita Canet, em São José dos Pinhais — primeiros a implementarem o projeto — seguem como referências, atualmente geridos pelos grupos educacionais Tom Educação e Apogeu, respectivamente.

Além do debate sobre parcerias e leitura digital, a Seed-PR também compartilhou outras frentes de inovação que vêm sendo adotadas no Estado. Entre elas, destacam-se os investimentos em laboratórios de informática, plataformas de aprendizagem com inteligência artificial, conectividade em sala de aula e a formação continuada de professores.



Via AEN Pr

Sair da versão mobile