Começa na próxima segunda-feira (6) o agendamento de visitas para o primeiro semestre de 2023 ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O local, vinculado à Secretaria de Estado da Educação do Paraná, conta com exposições e experiências interativas que estimulam o interesse pela ciência e tecnologia.

Além das visitações gerais, também acontecem visitas temáticas e, neste ano, há novidades, com a inclusão de cinco novos temas: “Música e Ciência”, “(Re)Pensando o Meio Ambiente”, “Paleontologia em Foco”, “Terra: da origem à transformação” e “Química: da história a tecnologia”. Eles se somam aos tópicos que já existiam – “Viajando pelo universo”, de astronomia, “O corpo humano”, de biologia, e “Paraná aos nossos pés”, de geografia e história do Estado.

Anísio Lasiviecz, diretor do Parque da Ciência, diz que as oito visitas temáticas já têm programações definidas, pensadas para instigar o interesse dos visitantes. “Os novos temas são fruto da ampliação do acervo, dos investimentos realizados e também da ampliação da equipe que tivemos para 2023”, afirma.

O parque recebe tanto a comunidade em geral (crianças devem ter a partir de 7 anos) quanto turmas escolares a partir do 4º ano do ensino fundamental. As famílias podem visitar aos sábados e nas primeiras terças-feiras de cada mês, enquanto os demais dias são preferencialmente destinados aos grupos de instituições de ensino.

O espaço funciona das 8h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sábado. Também é possível fazer agendamentos no período noturno (das 19h às 22h) para turmas do ensino médio da noite ou estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As visitas são gratuitas e devem ser agendadas pelos telefones (41) 2104-6000, (41) 2104-6001 ou (41) 2104-6002.

PAVILHÕES — O espaço se divide em cinco ambientes: introdução, cidade, terra, água e energia. Todos contam com experimentos interativos, itens históricos e materiais artísticos à disposição do público.

O parque, que completou 20 anos em dezembro de 2022, recebe cerca de 200 visitantes por período. Ele fica na Estrada da Graciosa, 7.400, km 20. É possível acompanhar as novidades por meio do Facebook, Instagram, Twitter ou site.





Via