Home Tecnologias Pesquisadores buscam voluntários para estudos com chá de Ayahuasca

Pesquisadores buscam voluntários para estudos com chá de Ayahuasca


Pesquisadores da Faculdade de medicina da USP de Ribeirão Preto estão buscando voluntários para diversas pesquisas a respeito do uso do chá de Ayahuasca no tratamento de transtornos mentais como depressão associado a quadros de câncer, uso abusivo de álcool e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). As pesquisas são orientadas pelos professores Jaime Hallak e Rafael Guimarães.

O chá de Ayahuasca é composto por plantas nativas da Amazônia e muito usado em rituais indígenas e do Santo Daime, Barquinha e União do Vegetal. Além do uso em rituais, as propriedades terapêuticas do chá ainda estão sendo estudadas, conforme explicou o neurocientista e orientador da pesquisa Rafael Guimarães.

O tratamento para o transtorno de estresse pós traumático atualmente é feito através de psicoterapia e alguns antidepressivos. A pesquisa de Lorena Terena, orientanda do professor Rafael Guimarães, vai comparar o uso da Ayahuasca com uma dose de Cetamina no tratamento de TEPT. A cetamina é um medicamento que já é usado para depressão, mas que tem como um dos efeitos adversos a possibilidade de causar um estado psicodélico. Rafael Guimarães explica quais os principais sintomas do TEPT.

A previsão é que as conclusões preliminares da pesquisa saiam dentro de 3 anos. Para participar do estudo como voluntário, a pessoa deve apresentar diagnóstico de TEPT, ter mais de 18 anos e deve enviar e-mail para lorenaterene@usp.br



Via Fonte

Sair da versão mobile