O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), em parceria com a Associação Brasileira dos Hospitais Veterinários (ABHV), finalizou em 2024 o projeto-piloto voltado à acreditação de hospitais, clínicas e centros de diagnósticos veterinários. A acreditação funciona como uma avaliação da capacidade técnica do estabelecimento. O programa foi implantado em unidades veterinárias no Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Idealizado pela ABHV e desenvolvido pela empresa Bioquallis – Gestão de Recursos Biológicos, a “Acreditação ABHV: Avaliação da Conformidade para Estabelecimentos Veterinários” é o primeiro e único programa de acreditação no Brasil e na América Latina para este segmento.

O Tecpar Certificação é responsável pela realização das auditorias que avaliam a conformidade dos estabelecimentos com os requisitos do programa, atuando como avaliador de terceira parte (avaliação independente feita por entidade externa e imparcial). A expertise da equipe técnica, que há mais de duas décadas atua na área de certificação, confere credibilidade e transparência a todo processo de acreditação.

O diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss, avalia que o projeto-piloto foi concluído com sucesso, sendo muito bem recebido pelo mercado veterinário. Agora, segundo ele, o objetivo é expandir o programa em todo o País. “A Acreditação ABHV estimula a inovação e a busca pela excelência na gestão de negócios veterinários. E o Tecpar, ao avaliar e reconhecer a qualidade dos serviços médicos veterinários de todo o país, estimula os estabelecimentos veterinários a alcançarem novos níveis de competitividade no mercado”, afirma.

Melissa Umata, coordenadora técnica do sistema de avaliação da conformidade ABHV-Tecpar, explica que o projeto-piloto foi implementado para avaliar todos os aspectos necessários para estabelecer o programa de acreditação para o atendimento dos critérios ABHV. Para isso, foram selecionados três estabelecimentos veterinários para contemplar o escopo: clínica veterinária, hospital veterinário e centro diagnóstico.

“Foram cumpridas as três auditorias e, deste modo, concluímos que o programa está validado, e o grau de atendimento necessário para a obtenção da acreditação pode classificar o estabelecimento auditado como apto tecnicamente. O resultado das auditorias piloto trouxe o ajuste apropriado para que o programa possa ser estendido a todo Brasil”, destaca.

ACREDITADAS – Um dos estabelecimentos acreditados foi o Hospital Veterinário Clinivet, de Curitiba. Fundada em 1987, ele é dedicado ao atendimento clínico, cirurgias, internação, centro diagnóstico por imagens, laboratório, especialidades e serviços de alta complexidade exclusivamente para cães e gatos. 

Para Marcelus Natal Sanson, médico veterinário e diretor-geral do hospital, a Acreditação ABHV evidencia a competência técnica do estabelecimento veterinário e estimula um processo de melhoria contínua.

“Ficamos muito orgulhosos por sermos avaliados pelo Tecpar, especialmente por ter parte de seu DNA no segmento veterinário e por toda experiência e envergadura na área de certificação. O nosso processo com a equipe de avaliadores foi muito qualificado e extremamente isonômico e transparente, fazendo valer o princípio da avaliação da ‘entidade de terceira parte’, fiel e confiável”, enfatiza.

Segundo o diretor da Clinivet, com a Acreditação ABHV é possível ter foco no paciente, ao mesmo tempo em que são proporcionadas segurança e confiança para o cliente, fazendo com que a percepção do estabelecimento seja positiva e confiável. “Tanto os clientes como os pacientes de estabelecimentos veterinários acreditados sentem-se mais seguros, acolhidos e têm uma experiência diferenciada em sua jornada. Tudo isso se estende à equipe, como prestadores de serviço e fornecedores, tornando esses empreendimentos melhores em todos os sentidos”, observa.

Além da Clinivet, o Tecpar certificou, no projeto-piloto, o Centro de Diagnósticos e Especialidades Veterinárias Provet, que possui quatro unidades de atendimento na cidade de São Paulo, e realiza coleta de exames laboratoriais em todo o Brasil. Em Brasília, o estabelecimento que recebeu a acreditação foi o Núcleo de Medicina Veterinária Avançada Intensivet.

COMO FUNCIONA – O programa de acreditação avalia a competência técnica, gestão e confiabilidade na prestação de serviços veterinários. Entre as dimensões observadas estão: exigências legais, liderança, gestão estratégica de pessoas, clientes, fornecedores, infraestrutura, serviços, informação e resultados.

Além de trazer benefícios para o controle operacional e de gestão, os estabelecimentos acreditados mantêm-se atualizados, com o uso da inovação e melhorias técnicas na prática da medicina veterinária. A acreditação também aumenta a credibilidade, agregando valor ao negócio e melhorando a imagem da empresa.

COMO PARTICIPAR – A implantação da Acreditação ABHV: Avaliação da Conformidade para Estabelecimentos Veterinários está disponível para hospitais, clínicas e centros diagnósticos veterinários (laboratórios) de todo o Brasil. A adesão é voluntária e está disponível mesmo para não filiados da ABHV. Os estabelecimentos interessados na concessão da acreditação, que tem validade de quatro anos, podem entrar em contato com a ABHV ou acessar o site do Tecpar para mais informações.



Via Fonte