A experiência do Paraná em modernização da gestão da informação, com destaque para a plataforma Saúde Digital, consolida o Estado como referência para outras unidades da Federação que buscam fortalecer o uso de tecnologias inovadoras voltadas à qualificação da Atenção Primária à Saúde no âmbito do SUS. Nesta quarta-feira (24), uma equipe do Espírito Santo veio conhecer de perto o programa e avaliar a aplicabilidade do modelo paranaense no contexto capixaba.
No encontro entre as equipes capixaba e paranaense, o diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), César Neves, destacou o papel central da transformação digital no fortalecimento do Sistema Único de Saúde e na qualificação contínua dos serviços prestados à população. “O Paraná tem se destacado nacionalmente ao desenvolver uma plataforma inovadora dedicada exclusivamente à Atenção Primária. A ferramenta conta com indicadores estratégicos que permitem ao gestor público acompanhar, em tempo real, dados essenciais como cobertura vacinal e programas voltados à saúde do idoso”, afirmou Neves.
“A transformação digital é um caminho sem volta para uma saúde pública mais eficiente, transparente e resolutiva. “É uma grande satisfação ver que essa iniciativa está servindo de referência para outros estados. Nosso papel como gestores é fortalecer a rede pública por meio da troca de experiências e da cooperação entre os entes federativos. Esse é um compromisso de todos nós”, completou.
APRESENTAÇÕES – Os integrantes da comitiva do Espírito Santo acompanharam apresentações detalhadas sobre as funcionalidades da plataforma, que integra dados dos sistemas estadual e federal em um painel estratégico de acompanhamento da Atenção Primária à Saúde. Também foi abordada a questão da aplicabilidade das linhas de cuidado prioritárias da secretaria estadual da Saúde na plataforma, o módulo de cofinanciamento estadual e outras iniciativas de integração de dados voltadas à qualificação do cuidado em saúde.
Para o subsecretário estadual da Saúde para Assuntos de Administração e Financiamento da Atenção à Saúde do Espírito Santo (SSAFAS), Erico Sangiorgio, a visita representou uma oportunidade concreta de aprendizado e adaptação de boas práticas. “Queremos entender como o Paraná tem monitorado os indicadores da Atenção Primária e fortalecido a gestão local. Essa troca é vital, pois enfrentamos desafios semelhantes e, ao compartilhar experiências, podemos acelerar melhorias na saúde pública”, afirmou.
Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o reconhecimento do trabalho realizado no Paraná reforça o compromisso com a inovação e com uma gestão baseada em evidências. “A troca de conhecimentos entre os estados é essencial para qualificar a gestão e implementar soluções que façam a diferença na vida das pessoas. Essa visita reforça o nosso papel como referência em Saúde Digital”, destacou.
A programação da comitiva também contemplou momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas, interação entre as equipes técnicas e alinhamento de possibilidades de cooperação futura.
PRESENÇAS – Participaram da agenda a subsecretária estadual de Atenção à Saúde do Epírito Santo, Carolina Marcondes Rezende Sanches; a assessora da SSAFAS, Jordana Cristina Santos da Silva; a chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento e Tecnologia da Informação da Gerência de Tecnologia da Informação, Luciane Alves Marinho; e a chefe do Núcleo de Atenção Especializada da Gerência de Políticas e Organização de Redes de Atenção à Saúde, Franciely da Costa Guarnier.