sexta-feira, maio 16, 2025
spot_img
InícioSaúdeProfissionais de saúde são treinados em simulação de acidente grave em Londrina

Profissionais de saúde são treinados em simulação de acidente grave em Londrina


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) finalizou quinta-feira (15) mais um treinamento voltado para profissionais que atuam em urgência e emergência. O programa incluiu uma simulação realística de um grave acidente envolvendo a colisão de um carro com um ônibus. Pela simulação, no impacto, o carro tombou e atingiu um ponto de ônibus, ferindo as pessoas que aguardavam o transporte coletivo. Ao todo, 40 participantes atuaram como vítimas na simulação, que contou com ambulâncias, helicóptero e viaturas de diversas forças de segurança e atendimento.

A capacitação reuniu profissionais dos 21 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina e teve como foco a integração e unificação dos protocolos de atendimento, garantindo uma comunicação eficiente entre as equipes envolvidas e aprimorando a gestão dos socorros no local da ocorrência. Coordenada pelas Centrais de Regulação Médica de Urgência e pela Regulação de Leitos, a ação reforçou a importância da preparação para incidentes com múltiplas vítimas.

Ao longo dos três dias de evento, 550 profissionais participaram da iniciativa, incluindo equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terrestre e aeromédico, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Defesa Civil, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), Guarda Municipal, Polícia Científica, Instituto Médico Legal (IML), Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, além da Unidade Aérea Pública do Paraná e de serviços de saúde e ambulâncias privadas.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o treinamento foi essencial para fortalecer a atuação conjunta das entidades envolvidas no atendimento a grandes emergências. “Com essa capacitação, garantimos uma resposta mais ágil e eficiente a situações críticas. O Paraná hoje conta com uma Rede do Samu presente em todo o território e um suporte aeromédico abrangente, que se torna ainda mais eficaz com esse preparo contínuo”, destacou.

O diretor de Planejamento da Atenção Especializada da Sesa e gestor da Unidade Aérea Pública (UAP), Vinícius Filipak, ressaltou a importância dos treinamentos periódicos para aprimorar a prontidão das equipes diante de eventos de grande magnitude. “As simulações permitem aos profissionais vivenciar cenários que podem ocorrer na realidade, contribuindo para o aperfeiçoamento das práticas e da coordenação entre os diferentes serviços de emergência”, afirmou.

Entre os participantes, Fabiana Euleoterio, técnica de enfermagem do Samu Londrina, destacou o impacto positivo do treinamento. “O curso foi muito válido para visualizar na prática tudo o que foi passado na teoria. É um aprendizado essencial para entender a importância de cada profissional dentro de um cenário de múltiplas vítimas,” relatou.

O Comitê de Urgência e Emergência da 17ª Regional de Saúde de Londrina, em parceria com a Rede de Urgência da Macrorregião Norte, estruturou um grupo técnico para desenvolver a capacitação baseada nos princípios do Sistema de Comando de Incidentes (SCI). O projeto recebeu a certificação da Escola de Saúde Pública do Paraná e buscou reforçar a preparação das instituições envolvidas no atendimento pré-hospitalar.

O gestor de Segurança Operacional da UAP de Londrina, Marcos Laurentino da Silva, também enfatizou a relevância da iniciativa. “Este tipo de treinamento permite que os profissionais estejam prontos para agir com precisão e eficiência quando confrontados com situações reais. A simulação trouxe desafios que exigiram rápida tomada de decisão e reforçaram a importância da coordenação entre todos os serviços envolvidos”, pontuou.



Via AEN PR

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments