“Y soy rebelde”! Os fãs do grupo mexicano RBD estão contando os dias para o inicio da tour do grupo que foi e continua sendo um fenômeno mundial. Após 15 anos, RBD anunciou sua volta aos palcos, Anahí, Maite Perroni, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Dulce Maria, anunciaram uma turnê comemorativa, que recebeu o nome “Soy Rebelde”. A nova agenda de shows está marcada para começar no final de agosto, contando com shows confirmados até o início de dezembro.

Até o momento RBD passará no Brasil com sua turnê em duas cidades, São Paulo e Rio de Janeiro. O RBD  deve realizar três shows no Allianz Parque, em São Paulo, no dia, 16, 17 e 18 de novembro. foram abertas datas extras, pois os fãs esgotaram os ingressos do dia 17 de novembro em menos de 24 horas. No Rio de Janeiro o grupo se apresentará no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, no dia 19. 


(Soy Rebelde tour 2023. Foto: Divulgação/Instagram)


Relembre a trajetória 

O grupo musical RBD surgiu de maneira fictícia na novela, “Rebelde” (2004 – 2006), exibida no Brasil pelo SBT a partir de 2005, mas logo saiu oficialmente das telinhas e conquistou sucesso e prêmios pelo mundo inteiro.  “Rebelde” é um remake de “Rebelde Way”, produção argentina criada pela roteirista Cris Moreno e transmitida entre os anos de 2002 e 2003.

A novela se passa na escola Elite Way School buscavam entender suas próprias personalidades em meio aos conflitos da juventude. O enredo focava nos protagonistas Mia Colucci, Roberta Pardo, Lupita Fernandez, Diego Bustamante Giovanni Mendez e Miguel Arango, jovens que decidiram iniciar uma carreira musical com a banda intitulada RBD.

O RBD subiu ao palco em 4 de outubro de 2004 (data que posteriormente ficou conhecida como Dia Mundial do RBD),com o lançamento de seu álbum de estreia, “Rebelde”.O resultado superou as expectativas logo na primeira empreitada com a conquista de um Disco de Diamante e Disco de Ouro no México, além de Disco de Ouro no Brasil. O sucesso RBD saiu da novela para o mundo. Embora sua trajetória tenha sido apenas de quatro anos, os feitos alcançados pelo RBD foram tão relevantes para a indústria musical, sobretudo a latina, que vários de seus recordes seguem intocados ainda hoje,  dezoito anos após o fim.

Relembre uma das primeiras apresentações como grupo, no “La Parodia”: 


RBD durante apresentações do programa mexicano  “La Parodia”. ( Reprodução/Youtube)


O primeiro álbum e as turnês

O primeiro álbum do RBD, foi assinado pela produtora pela EMI Music. O primeiro álbum , chegou sendo fenômeno raro que acontece com os sucessos: todas as músicas se tornaram hits e todos os fãs cantavam do começo,  “Rebelde”, “Solo Quedáte En Silencio”, “Sálvame”, “Un Poco de Tu Amor”, “Fuego” e “Santa No Soy” são só algumas músicas que compõe o primeiro trabalho em estúdio do sexteto.

O primeiro trabalho do grupo foi diamante e platina em diversos países, alcançando o topo das paradas em diversos países. Inclusive, mesmo que a sua popularidade não fosse tão grande entre os norte-americanos, a produção estreou no top 100 da Billboard Hot 200.

Com um álbum fazendo sucesso, foi a hora de estrear nas grandes turnês, e cantar junto com os fãs os sucessos da banda.  América do Norte, América do Sul, América Central e Europa foram os destinos do RBD. Deu-se início em 2005 e terminou dois anos após, em 2007. No total, dois milhões de ingressos foram vendidos para suas 154 apresentações ao vivo.

A “Tour Generación” foi palco de grandes estádios e teatros importantes, como o Palacio de los Deportes e o Auditório Coca-Cola, uma das principais referências para artistas se apresentarem naquela época.


Anahí cantando Sálvame na  “Tour Generación”. ( Reprodução/Youtube)


“Nuestro Amor”, segunda produção da banda, foi lançada em 2005, quebrou recordes ao alcançar o status de Platina após apenas 7 horas de lançamento. Nos Estados Unidos, recebeu o Disco de Platina, enquanto na Costa Rica obteve o Disco de Ouro. “Celestial”, sua terceira produção, lançada em 2006, foi o álbum que impulsionou a banda mundialmente, recebendo um Disco de Ouro na Romênia, Espanha, Chile e Equador, além de Platina e Ouro no México.

Depois de uma turnê mundial de sucesso, na qual conseguiram vender mais de 10 milhões de ingressos e se consolidarem nos Estados Unidos, o RBD lançou em 2006 seu álbum em inglês, “Rebels”.o primeiro álbum em inglês, composto por faixas como “Tu Amor” e “I Wanna Be The Rain”. O caminho natural, portanto, foi dar continuidade à discografia. “Empezar Desde Cero” (2007) e “Para Olvidarte de Mi”, últimos CDs do grupo, obtiveram destaque nas paradas da Billboard Latin.


RBD clipe Tu Amor. (Reprodução/Youtube)


O sexto e último álbum de estúdio, “Para Olvidarte De Mí” [2009], foi sem, dúvida, um presente para seus fãs, na qual eles se despediram do palco de uma forma mais do que bem-sucedida, ficando em 3º lugar dos 100 Melhores Álbuns da AMPROFON, bem como no terceiro lugar na Billboard Latin Pop álbuns por seis semanas consecutivas.


Capa do álbum “Para Olvidarte De Mí”. ( RBD/Divulgação)


Além de sucesso com os fãs de todo o mundo, o  RBD conquistou diversos prêmios importantes, o grupo foi nomeado ao Grammy Latino duas vezes na categoria Melhor Álbum Pop por Grupo ou Dupla e conquistou os troféus de Artista Revelação do Ano, Álbum Pop do Ano e Melhor Álbum Pop Vendido do Ano nos Premios Oye!, cerimônia de maior prestígio da indústria musical mexicana. Entre a extensa lista de gratificações, o RBD também ganhou o prêmio Tu Mundo, do Billboard Latin Music Awards, dado apenas a bandas que superam mais de sete recordes mundiais.

Os “RBDmaníacos” passaram exatos doze anos sem nenhuma novidade do conjunto. Entretanto, em 2020, após batalhas judiciais por direitos autorais, parte da discografia foi disponibilizada nas plataformas digitais. O lançamento das músicas atingiu recorde de playlist mais escutada em 24 horas, com acúmulo de 175 mil streams.Assim, a banda ultrapassou a marca obtida pelo grupo de k-pop BTS. Entre os dez recordes obtidos na data, o grupo também alcançou o recorde de maior número de faixas de um artista mexicano no Top 200 do Spotify.

Ainda em 2020, os fãs foram presenteados  com o retorno das músicas originais da banda, nos principais streamings, os fãs mostraram que a Banda ainda pode quebrar recorde mesmo apesar  de anos sem um novo lançamento, as músicas logo entraram para as paradas de música mais disputadas em todo o mundo.

Apesar de terem se separado oficialmente em 2009, o grupo se reuniu em dezembro de 2020. Com apenas 4 integrantes- Anahí, Maite, Christopher e Christian, onde fizeram uma live “Ser o Parecer”. De acordo com o portal Terra, cerca de 2,5 milhões de telespectadores assistiram ao show virtual. O ano de 2020 também foi marcado por uma música inédita, que foi divulgada  um mês antes da live, com a canção “Siempre He Estado Aquí”.


 

 Anahí, Maite, Christopher e Christian durante live. (Vídeo: Reprodução/Youtube)


Dulce María não participou da live, pois estava grávida de sua primeira filha, Maria Paula, mas foi homenageada na transmissão com um vídeo interpretando a canção ‘No Pares’. Já Poncho não se envolveu no evento, mas ajudou na divulgação pelas redes sociais. 

RBD invade o Brasil

De 20 de setembro a 8 de outubro de 2006, os fãs brasileiros tiveram o privilégio de ter a banda bem pertinho deles. Em uma turnê com repertório especial para o país, o RBD causava euforia e confusão por onde passavam. Ganhando então, o título da maior turnê internacional já recebida no Brasil até os dias de hoje.Os shows passaram por doze capitais, sendo elas Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Ainda na primeira leva de shows com o Tour Generácion, eles se tornaram o primeiro grupo mexicano a se apresentar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, onde gravaram o DVD “Live In Rio” (2006).


RBD cantando Tras de Mi, durante Show no Rio de Janeiro. (Reprodução/Youtube)


Com a turnê de 2023, chegando lembre de escutar a discografia feita só de sucessos do grupo. vale ressaltar que foi divulgado que eles estão trabalhando em novas músicas. 

  1. “Rebelde”;
  2. “Nuestro Amor”;
  3. “Tour Generación”;
  4. “Live in Rio”
  5. “Celestial”;
  6. “Hecho en España”
  7. “Empezar Desde Cero”;
  8. “Live in Hollywood”
  9. “RBD, La Familia”
  10. “Rebels”
  11. “Tour del Adíos”
  12. “Para olvidarte de mí”

Foto destaque: Anahí, Maite Perroni, Alfonso Herrera, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Dulce Maria. Divulgação





Via R7.com