Sempre me interessei por jogos que envolvem cuidados com plantas. São diversos os que simulam cultivo de plantações, desde o Farmville, do Facebook, até Stardew Valley, Farming Simulator e The Sims, sendo este último um dos meus favoritos, e um dos meus objetivos principais era obter todos os tipos de plantas disponíveis no jogo.
Em Garden In! você começa pequeno: em um estúdio com alguns móveis, caixas vazias, algumas prateleiras, um troféu, um computador e uma paleta de cores. Um tutorial básico te ensina como plantar novas sementes, sendo elas de 3 tipos: terra, ar e água. Você inicia com quatro opções de vasos de tamanhos diferentes (três para criar uma única planta e um para hibridação), uma de solo (argila, pedra e água) e quatro de sementes para cada elemento.
No computador estão todas as dicas e tutoriais do jogo. No troféu, você encontra as conquistas globais e pesquisas de cada quarto. Como recompensa ao completá-las, novos itens são liberados, como diferentes quartos, objetos e cores para decorar cada um deles. Novas sementes são desbloqueadas por meio da hibridação, e as informações sobre todas as plantas disponíveis no jogo podem ser encontradas no herbário.
Cada planta possui um tempo de crescimento. O tempo do jogo pode ser avançado por meio do relógio para acelerar o desenvolvimento das plantas, porém tem um tempo de recarga para ser utilizado novamente. Não se esqueça de regar as plantas ou borrifar o spray para eliminar pestes. Se as plantas são forem regadas, mudarão de cor e ficarão murchas, mas não se sinta culpado: elas nunca vão morrer!
Outro ponto positivo é que você não perde progresso se não jogar, mas precisa entrar de tempos em tempos para dar atenção às plantas, o que afeta sua fase de crescimento.
A parte mais divertida de Garden In! é combinar sementes distintas para descobrir novas variedades de plantas – são 12 de cada elemento, totalizando 36 plantas no jogo – e completar as pesquisas para liberar novos quartos e objetos de decoração. Se você for perfeccionista, o jogo permite posicionar milimetricamente os objetos da forma que você preferir.
Em resumo, Garden In! é um jogo simples, fofo, esteticamente adequado com a proposta e conta com uma música de fundo que te ajuda a relaxar enquanto cuida das suas plantas sem se preocupar o quanto tempo vai levar, e o principal, sem sujar as mãos – literalmente.
Agradecemos a cópia gentilmente cedida pela distribuidora para a realização desta análise.