As consequências da morte da rainha Elizabeth II ainda são muitas, visto que alguns questionamentos começaram a ser discutidos, várias mudanças começaram a ser implementadas e algumas novidades também surgiram.
Uma dessas novidades que surpreenderam, inclusive, os jornais australianos foi a decisão de não estampar as novas cédulas com a foto de Charles III, e sim com uma homenagem à história indígena nacional.
Por que eles optaram por remover a monarquia da nova cédula?
A mudança se deve a uma pressão que o Partido Trabalhista tem feito ao governo, para que um referendo reconheça os povos indígenas na Constituição do país. A decisão do Banco Central vem de uma discussão que foi retomada após a morte da rainha, relativa ao fato de o governo deixar de ser uma monarquia parlamentarista.
As discussões políticas sobre o futuro do país estão cada vez mais na frente dos olhos do governo, embora este afirme que agora não é o melhor momento para discutir essa questão.
Ou seja, as mudanças que estão sendo implementadas têm forte motivação política, mas isso não significa que seja algo ruim, já que os povos indígenas ocupam cerca de 2% da população australiana.
O Partido Trabalhista de centro-esquerda afirma que solicita tais mudanças para garantir o direito dos povos indígenas.
E a ideia tem sido bem recebida por alguns. Veja o que disse o tesoureiro Jim Chalmers:
“O monarca ainda estará nas moedas, mas a nota de 5 dólares [australianos] dirá mais sobre nossa história, nossa herança e nosso país, e vejo isso como uma coisa boa.” — Jim Chalmers
O banco entrará em contato com os povos indígenas a fim de decidir qual é a melhor imagem para representá-los nas notas de 5 dólares. A mudança, no entanto, ainda será implementada e não tem data prevista para começar a circular.
O rei Charles III continuará nas moedas, e as notas com o rosto da rainha Elizabeth II continuarão circulando até serem substituídas pelas dos povos indígenas.