Home Editorias Saúde Saúde capacita 500 profissionais da região Sudoeste no cuidado e atenção à...

Saúde capacita 500 profissionais da região Sudoeste no cuidado e atenção à pessoa idosa


Cerca de 500 pessoas de municípios que integram a 7ª Regional da Saúde, com sede em Pato Branco, e a 8ª RS, sediada em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, participaram nesta quarta e quinta-feira (5 e 6) de uma capacitação voltada para o cuidado e atenção às pessoas idosas (mais de 60 anos). Promovida pela secretaria estadual da Saúde, a ação fez parte da série de iniciativas do Governo do Estado direcionadas a esta faixa etária da população, seguindo as políticas públicas para idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Realizado pela Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde, o encontro deu oportunidade às equipes locais de expandir e aprofundar o conhecimento dentro da linha de cuidado para este segmento. Os eventos aconteceram nos municípios-sede das regionais e integraram a série de iniciativas do Estado direcionadas a esta faixa etária da população.

Além da capacitação técnica, os profissionais participaram do Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa, realizado nos municípios de Chopinzinho (7ª RS) e Renascença (8ªRS), com a presença de aproximadamente 380 pessoas idosas.

O mutirão é uma das estratégias utilizadas no Paraná para identificar os riscos de saúde das pessoas com mais de 60 anos, capacitar as equipes de saúde e educar a população idosa da região sobre cuidados necessários à saúde e sobre seus direitos. Os profissionais de saúde colocaram em prática muitos dos conteúdos abordados durante o encontro, como, por exemplo, a estratificação de risco, que permite definir priorizações necessárias para o cuidado ideal.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – Esses encontros fazem parte de uma das etapas do PlanificaSUS Paraná, discutido no Planejamento Regional Integrado, e programadas na agenda estratégica do projeto “Envelhecer com Saúde no Paraná”. “O projeto tem como objetivo promover ampla reestruturação da Atenção Primária, com mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes e no perfil assistencial, visando o envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida”, esclarece a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

ESTATÍSTICA – Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2022, existem cerca de 1,9 milhão de pessoas acima de 60 anos residentes no Paraná. Na 7ª Regional de Pato Branco, que contempla 15 municípios, vivem 44.734 pessoas idosas. Na 8ª Regional de Francisco Beltrão, são 66.968 nos 27 municípios de abrangência. A média da população idosa no Estado é de 16,2% em relação ao número total de habitantes.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde destaca, ainda, que a Sesa mantém de forma permanente o seu compromisso em continuar promovendo ações que valorizem e cuidem da saúde da pessoa idosa, garantindo que essa população receba a atenção e o respeito que merece. “A capacitação contínua dos profissionais da saúde e a realização de eventos como o mutirão são fundamentais para construir um sistema de saúde mais inclusivo e eficaz”, afirma.



Via Fonte

Sair da versão mobile