Após a adesão de mais de 90% dos municípios paranaenses à nova plataforma Paraná Saúde Digital, a secretaria estadual da Saúde (Sesa) promove nesta terça e quarta-feira (23 e 24) o primeiro treinamento para apresentação das funcionalidades do sistema. O encontro, que acontece na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em Curitiba, reúne cerca de 60 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado.

Além de reunir e qualificar as informações dos usuários disponibilizadas em outros sistemas utilizados em toda rede pública de Saúde do Estado, a plataforma visa a melhoria dos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios paranaenses.

“Esse treinamento possibilita aos gestores regionais o entendimento sobre a funcionalidade da plataforma, para que posteriormente possam apoiar os gestores municipais na implementação do sistema que está sendo customizado para apresentar os dados das linhas de cuidados referências no Paraná”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

De acordo com o chefe da APS da 10ª RS de Cascavel (Oeste), Marcelo Soares, os dados dos atendimentos e perfis da população atendida no município será exibido acessando apenas uma plataforma, o que é primordial na construção de um plano de cuidado adequado à saúde da população.

“É uma ferramenta que vem potencializar a utilização do sistema de informação na melhoraria dos processos dentro de toda APS. Isso permite planejar melhor, corrigir processos de trabalho e se antecipar no cuidado prestado ao usuário do SUS com muito mais qualidade e agilidade”, disse.

SAÚDE DIGITAL – A adesão da plataforma personalizada de solução tecnológica de inteligência artificial em saúde foi pactuada junto aos municípios por meio da Comissão Intergestores Bipatite no mês de junho. Além de informações dos sistemas próprios do Estado, a plataforma reúne dados de prontuários eletrônicos dos municípios e sistemas do Ministério da Saúde.



Via Fonte