Nesta terça-feira (22), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que sofreu um ataque hacker em seus sistemas na última sexta-feira (18), provocando instabilidades no atendimento digital.
Segundo nota da empresa, ela “adotou imediatamente todas as medidas de segurança e controle e pôs em prática o plano para restabelecimento dos sistemas afetados”.
A companhia também informou que, até o momento, suas investigações não detectaram o comprometimento de dados pessoais, tampouco houve comprometimento nas operações da companhia, ou seja, no abastecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto.
“A Sabesp está empreendendo os esforços necessários para regularizar a integridade de todo o sistema de rede digital”, completou.
No fim da tarde desta terça-feira (22), a Sabesp atualizou a situação. Em publicações feitas no X, a empresa de saneamento básico do Estado de São Paulo informou as mais de 400 agências físicas da empresa estão operando sob agendamento na Agência Virtual.
Além disso, o WhatsApp e o chatbot da companhia estão inoperantes. Em contrapartida, a central telefônica da empresa (0800 055 0195) e a Agência Virtual estão operando normalmente.
Leia mais:
Como foi o ataque hacker contra a Sabesp?
- Segundo informações do g1 e apuradas pela TV Globo, a empresa sofreu ataque ransomware na sexta-feira (18);
- Ou seja, criminosos invadiram os sistemas da Sabesp, criptografaram seus dados e pediram um resgate;
- Contudo, eles não conseguiram criptografar o backup das informações criptografadas, o que permitiu a restauração e o restabelecimento gradual do sistema.