O prazo para a sociedade civil enviar suas contribuições para a consulta pública a respeito do uso de dispositivos digitais por crianças e adolescentes foi prorrogado. Agora, quem quiser enviar sua opinião ou contribuição pode fazer isso até o dia 7 de janeiro por meio da Plataforma Participa + Brasil.
De acordo com o governo, as contribuições têm o objetivo de criar estratégias para uso consciente de celulares e tablets por crianças e adolescentes; e servirão para a elaboração de um guia oficial com orientações sobre o tema.
No preâmbulo da consulta, eles citam uma pesquisa global com 27 mil pessoas segundo o qual o bem-estar mental de crianças e adolescentes provou ser melhor quanto mais tarde ganharam seu smartphone ou tablet.
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças de até 2 anos não podem ser expostas a telas; e que crianças de 2 a 5 devem utilizar telas por no máximo 1 hora por dia. Já adolescentes com idade entre 11 e 18 anos não podem ultrapassar as 3 horas diárias.
Até o momento, a consulta já recebeu mais de 400 contribuições de coletivos e organizações diversas.