A Inteligência Artificial (IA) se adapta cada dia mais às novas situações. Temos diversos exemplos nos quais a IA resolve vários problemas para o ser humano, que vão desde escrever artigos até pegar em armas e ir à guerra.
Talvez para você não seja novidade que vários exércitos estejam desenvolvendo ações militares usando robôs. Portanto, se o ser humano integrar a IA aos robôs, pode-se ter verdadeiras máquinas de combate.
Os Estados Unidos são um dos países que estão sempre à frente desse tipo de estratégia. E é de lá que vem a notícia, transmitida por Shashank Joshi em seu perfil no Twiter, sobre como os militares americanos estão desenvolvendo os robôs-soldados.
Joshi ajuda no desenvolvimento de artigos para o The Economist, e foi nas páginas de um livro que ele encontrou algumas linhas que falavam sobre como o exército estaria “treinando” os robôs para as batalhas. Mas o que chamou a atenção do editor foi como o ser humano pode facilmente enganar essas máquinas.
Táticas imprevisíveis
Um resumo sobre como ocorre o treinamento da IA se faz necessário. Como o próprio nome diz, “aprendizado de máquina” é quando os robôs são inteirados com muitas informações, ao passo que vão aprendendo a realizar qualquer tarefa corretamente.
Isso significa que, no caso dos robôs-soldados, a sua função é identificar pessoas para que, em uma situação real de guerra, abata o soldado inimigo.
Este foi justamente o experimento feito: oito pessoas foram convidadas a ficarem por quase uma semana cara a cara com o robô-soldado, para que ele pudesse identificar e aprender sobre rostos ou a fisionomia em geral de um ser humano.
Com o fim dessa fase, as mesmas oito pessoas tiveram uma nova missão. Agora, precisavam esconder-se do robô e, com a ajuda de qualquer tipo de tática, se aproximar dele sem que fossem identificadas.
A maioria das pessoas pensaria em muitas outras técnicas para o robô não as identificar, mas uma em especial denotou muita perspicácia por parte de duas pessoas que estavam treinando o robô. Por que será?
A tática usada não é necessariamente original, pois ela aparece no jogo “Metal Gear Solid“. No game, é preciso encontrar uma caixa de papelão que seja do tamanho de uma pessoa e nela se esconder. Além de se esconder, o jogador consegue o feito de nunca ser identificado pelo exército inimigo.
Enfim, essa foi a solução que dois amigos usaram para se livrar dos olhos atentos da IA. Ao colocarem caixas de papelão sobre si, o robô não os identificaram, mesmo estando frente a frente. É claro que tudo isso é para que o robô-soldado aprenda cada vez mais a identificar, futuramente, soldados inimigos.