Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje (24) a lista com os indicados ao Oscar.

O principal prêmio que celebra os filmes e Hollywood sempre garante boas surpresas na lista de indicados.

Algumas indicações já eram esperadas como Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo que levou 11 indicações. Outras como Ana de Armas por Blonde, por mais polêmico que o filme seja, também já aparecia ser certa. Mas os queridinhos da temporada como Aftersun e RRR surpreenderam, cada um em sua maneira.

Vamos das principais surpresas e esnobadas na lista do Oscar 2023?

A lista com os indicados ao Oscar 2023

SURPRESAS!

Paul Mescal por por Aftersun. O queridinho dos cinéfilos parecia que ia ser esnobado na categoria, mas no final, o ator irlandês de 26 anos bateu nomes como Tom Cruise em ficou com uma das vagas na lista ao lado de Austin Butler por Elvis e Brendan Fraser por A Baleia (os favoritos).

Stephanie Hsu por Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo. Claro que Hsu está incrivelmente boa no longa, mas a colega Jamie Lee Curtis (que também está boa) vinha ganhando destaque na temporada. Talvez por ser um nome mais conhecido Curtis já estava basicamente com o nome dado como certo. Hsu foi indicada pela primeira vez ao prêmio.

A Fera do Mar em Melhor Animação. Convenhamos que a Netflix lançou diversas outras animações muito mais superiores do que essa, inclusive o próprio Pinóquio de Guilherme Del Toro. Mas A Fera do Mar foi a animação mais vista do ano na plataforma. E tirando os longas da DreamWorks e da Disney realmente foi lembrada.

ESNOBADAS

Viola Davis por A Mulher Rei. Com a entrada de Andrea Riseborough (por To Leslie) na categoria, a já ultra competitiva categoria precisou vagar um espaço. As veteranas Viola Davis e Olivia Colman (Império de Luz) deram espaço para outras candidatas. Davis merecia e muito a indicação e durante um tempo, estava na conversa e circulando como uma potencial concorrente para Cate Blanchett (Tár) e Michelle Yeoh (Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo). Alguns especialistas culpam o longa de ter sido lançado em Setembro (pegou TIFF), mas particularmente não acho uma justificativa paulsível por que Jessica Chastain (a vencedora do ano passado na categoria) lançou Os Olhos de Tammy Feye no mesmo festival e na mesma época.

Paul Dano (tanto por Batman quanto por Os Fabelmans). Paul Dano realmente se mostrou um dos melhores vilões do Batman já retratado nos cinemas. E em Os Fabelmas faz um contra ponto com a personagem de Michelle Williams e de Seth Rogen muito bem. Uma pena.

Diretoras mulheres em mais um ano marcado só por homens na direção. E principalmente para Charlotte Wells por Aftersun e Gina Prince-Bythewood por A Mulher Rei e também Sarah Polley que viveu Entre Mulheres receber indicação para Melhor Filme.

Na categoria de Melhor Filme Internacional, as esnobadas de Decisão de Partir do diretor Park Chan-Wook e que levou a Palma de Ouro e Melhor Direção em Cannes. E o mesmo para o filme Corsage, a aposta da Áustria, mas que se viu envolvido em polêmicas com um dos atores.

Onde assistir os filmes indicados ao Oscar 2023

Quais foram os critérios para os filmes serem indicados ao Oscar?

Os filmes que podem concorrer nas categorias da premiação são os que foram lançados entre os dias 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2022. 

Academia libera novas regras para o Oscar 2023

Quem apresenta o Oscar em 2023?

Jimmy Kimmel anunciado como o apresentador do Oscar 2023

Quando será o Oscar 2023?

O canal ABC exibirá a cerimônia nos EUA em 12 de março.

No Brasil, deverá ficar com a TNT novamente. O evento acontece no domingo diretamente de Los Angeles no Dolby Theatre.



Via R7.com