sexta-feira, abril 18, 2025
spot_img
InícioAgriculturaTécnicos do Paraná apresentam ações de monitoramento do crédito fundiário em Brasília

Técnicos do Paraná apresentam ações de monitoramento do crédito fundiário em Brasília


Servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participaram na semana passada, em Brasília, do Seminário Nacional de Pós-Contratação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O objetivo do evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), foi demonstrar as novas ferramentas tecnológicas que auxiliam o sistema financeiro.

No evento também foi apresentado o novo Manual de Fiscalização da Regularidade Ocupacional e da Exploração Efetiva (PFO). Ele vai orientar e padronizar o processo de fiscalização das ações do PNCF, garantindo o respeito a toda a legislação pertinente e que a exploração de recursos naturais seja feita de forma sustentável e legal.

Durante o seminário, que reuniu representantes de todo o Brasil, foram apresentados, tanto de forma teórica quanto prática, os mecanismos que auxiliarão as Unidades Técnicas Estaduais (UTE) e as Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a acompanhar o desenvolvimento dos projetos técnicos. O PNCF, que ajuda agricultores familiares a adquirir terras e investir em infraestrutura, tem se afirmado como um instrumento importante para promover o desenvolvimento rural sustentável.

A analista de pós-contratação da UTE/PR e servidora na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), Lucinéia Meister, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre a implantação Projeto Piloto de Fiscalização da Regularidade Ocupacional e da Exploração Efetiva no Paraná.

Também representando o Estado do Paraná, o servidor do Núcleo Regional de Cascavel da Seab, Adevansir Ceconelo Lins, relatou as experiências a campo nos municípios de sua jurisdição quando da implantação do PFO.

No Estado foram utilizadas algumas estratégias apresentadas como exemplos em Brasília, como a implantação da plataforma e-protocolo, uso de aplicativo para fotos nas fiscalizações a campo, apoio dos Núcleos Regionais da Seab e capacitação dos técnicos da UTE/PR.

No encontro também foi apresentado o Projeto Refusa, uma plataforma de fiscalização com alcance nacional desenvolvida pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) com a finalidade de modernizar e tornar mais eficiente o acompanhamento das ações do Crédito Fundiário. A solução tecnológica é composta por um painel web de gestão e um aplicativo móvel de fiscalização em campo. 



Via AEN Pr

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments