O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), inaugurou neste domingo (7) mais uma ciclorrota do Pedala Paraná, desta vez em Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina. O programa iniciou em janeiro de 2021 e com a inauguração da Volta do Guarani chega à 43ª rota implantada, ultrapassando 1.700 quilômetros.
A rota possui altimetria (elevação) de 847 metros e um trajeto de 42 km. O evento de lançamento em Ibiporã contou com 550 participantes de diversos municípios vizinhos, recepcionados com alimentação e música ao vivo.
Segundo Rogério Riva, diretor de Infraestrutura e Projetos Esportivos da Secretaria do Esporte e coordenador do Pedala Paraná, o objetivo do programa é instalar e implantar o maior número de ciclorrotas possível. “A ideia é que pessoas irem pedalar contemplando a natureza, praticando atividade física e saindo das rodovias por motivo de segurança, isso é o principal”.
Nessa região, especificamente, o diretor afirma que existem muitos adeptos do mountain bike, e a rota dá uma opção permanente para essas pessoas praticarem. “A importância da implantação é que ela é definitiva, o ciclista pode ir sozinho depois se ele quiser, por conta de toda sinalização e dos totens de apoio”, finaliza.
No dia 21 de julho será inaugurada a 44ª ciclorrota – a Rota de Porto Brasília, no município de Querência do Norte, no Noroeste do Estado.
O PROGRAMA – O Pedala Paraná, uma parceria do Governo do Estado com os municípios, instala e sinaliza ciclorrotas em todas as regiões.
Além de divulgar os eventos e as atrações turísticas, os principais objetivos do programa são incentivar o uso da bicicleta como atividade física e de lazer, além de contribuir com o desenvolvimento regional, atraindo recursos ao pequeno empreendedor, promovendo a capacitação de todos os envolvidos, junto dos parceiros.
Confira AQUI as ciclorrotas do Pedala Paraná já instaladas.