A atriz Zoe Saldaña já nos deu tanto – personagens emocionalmente cruciais em três franquias cinematográficas de grande bilheteria, além de uma longa lista de créditos na TV e no cinema – que seu papel no novo thriller/musical híbrido “Emilia Pérez” parece a cereja do bolo.

A estrela de “Avatar” atua, canta e até faz rap em “Pérez”, e faz tudo isso em espanhol, em seu primeiro papel importante no idioma.

Saldaña – cujo pai era da República Dominicana, e a mãe é porto-riquenha – disse à revista Elle, em uma entrevista publicada nesta semana, que a oportunidade de usar sua fluência bilíngue “nunca realmente surgiu” antes de agora.

“Ou o projeto simplesmente não era o ideal para mim, ou uma latina afro-caribenha não era adequada para o projeto”, disse a atriz.

“É uma combinação da visão do diretor, que você quer respeitar e honrar, e do outro lado, o colonialismo e o colorismo, que são muito fortes na América Latina”, acrescentou Saldaña.

“Eu estava muito tipo: ‘bem, tudo bem, vou dançar ao ritmo da minha própria batida, e vou para o espaço, e vou ser verde e azul [nos filmes “Guardiões da Galáxia” e “Avatar“, respectivamente], e vou fazer todas essas coisas’. Então, 15 anos se passam, e estava ansiosa por essa reconexão.”

Emilia Pérez“, dirigido por Jacques Audiard e baseado no romance “Écoute”, de Boris Razon, de 2018, tem como ponto de partida a história de Rita, interpretada por Saldaña, uma advogada sobrecarregada e subvalorizada no México que ganha um caso e se vê envolvida nos negócios de um chefe do cartel.

A sequência de abertura por si só é suficiente para indicar que “Pérez” é diferente de qualquer musical já feito, e é liderado por Saldaña, em sequências elaboradas que entrelaçam realidade e fantasia e envolvem equipes de atores coadjuvantes e dançarinos.

Zoe Saldaña atua, dança, canta e até faz rap no filme "Emilia Pérez"
Zoe Saldaña atua, dança, canta e até faz rap no filme “Emilia Pérez” • Shanna Besson/Page 114/Why Not Productions/Pathé Films/France 2 Cinéma

No filme, o ameaçador chefe do cartel, chamado Manitas, pede a ajuda de Rita com um segredo que há muito mantém privado – o seu desejo de fazer a transição para se tornar uma mulher.

Interpretada por Karla Sofía Gascón, a jornada de Manitas para se tornar Emilia Pérez é o coração do filme, conduzido por Saldaña e que retrata ainda as lutas da desinformada e desiludida mulher de Manitas, Jessi (Selena Gomez).

O trio de atrizes, junto com Adriana Paz, que interpreta o interesse amoroso de Emilia na segunda metade do filme, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes no início deste ano.

Saldaña citou as diretoras de elenco como algumas das mulheres em Hollywood que a apoiaram profissionalmente. Ela as chamou de “mulheres incríveis que estão sempre encontrando esses diamantes brutos“, em sua entrevista à Elle.

“Onde eu estaria se não fosse por essas mulheres?”, questionou a atriz, que descreveu como elas foram específicas e meticulosas em testes gravados para ajudá-la a se apresentar da melhor forma.

“Havia diretores e produtores que diziam: ‘queremos seguir o tradicional, não acho que ela seja certa para o papel’. E elas respondiam: ‘não, não, você precisa assistir a ela’.”

O filme “Emilia Pérez” tem previsão de estreia nos cinemas no Brasil em 6 de fevereiro de 2025.

Selena Gomez sobre Oscar: “Não gosto de ser pretensiosa”



Via CNN