23.5 C
Iporã
sábado, abril 27, 2024
spot_img
InícioTecnologiasConferência de Ciência, Tecnologia e Inovação está com inscrições abertas até abril

Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação está com inscrições abertas até abril


Estão abertas até o dia 3 de abril as inscrições para a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná. O evento prevê ampla participação cidadã nos dias 3 e 4 de abril, no câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba. A expectativa é reunir 400 participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores, empresários e representantes da sociedade civil organizada.

No ato da inscrição, os participantes devem escolher um dos sete grupos de trabalho para discussão de temas específicos, ao longo da programação. Os conteúdos abrangem os seguintes eixos temáticos: financiamento e a gestão da pesquisa e inovação; juventude, formação de recursos humanos qualificados; reindustrialização e incentivo para inovação nas empresas; programas e projetos estratégicos; defesa, valorização e difusão científica e tecnológica; e desenvolvimento social e inclusão.

O objetivo é debater as prioridades para a ciência, tecnologia e inovação, a fim de impulsionar o desenvolvimento social e econômico sustentável com base no conhecimento. O resultado da conferência estadual será utilizado para subsidiar a Conferência Regional Sul, que acontecerá em 25 e 26 de abril, também na capital paranaense. O evento regional envolve participantes também de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O diretor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Luiz Marcio Spinosa, destaca a importância do debate participativo para o fortalecimento de políticas públicas na área de ciência, tecnologia e inovação. “Os dois encontros vão permitir que a sociedade defina as demandas para o futuro da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo com a comunidade cientifica para coletar o máximo de ideias e sugestões”, afirma.

Em todo o território brasileiro, os eventos estaduais e regionais precedem a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada em junho pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília (DF). Os documentos compilados nos eventos regionais irão contribuir para a elaboração da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030.

PARCERIA – No Paraná, a iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Fundação Araucária e da UTFPR. O evento conta, ainda, com a parceria das demais instituições de ensino superior públicas e privadas paranaenses.

Serviço:

5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná

Data: 3 e 4 de abril

Local: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Curitiba

Inscrições AQUI



Via Fonte

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments